ATENDIMENTO EM PSICANÁLISE
O QUE É A PSICANÁLISE

A Psicanálise clínica é um trabalho de acolhimento a quem busca ajuda ante ao sofrimento psíquico, que se apresenta de diferentes formas: medos, frustrações, angústias, sonhos, dúvidas, dificuldades, desânimo, tristeza, entre tantas. 

O encontro entre analista e analisando contribui à expansão de recursos internos para lidar com dores e limitações. Traz luz a áreas obscuras e permite desenvolver um olhar capaz de enxergar sob diferentes perspectivas, aberto a novas descobertas. 

COMO ATUA O PSICANALISTA

A Psicanálise se realiza em sessões regulares com 50 minutos de duração.

O número de sessões semanais é decido entre analisando e analista conforme a necessidade e disponibilidade.

FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

Membro filiado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto/SP (SBPRP).

EXPERIÊNCIAS
EM MEDICINA SOCIAL
2021 - 2022

Colaboração na elaboração do Plano Global de Segurança no Trânsito.

Este Plano Global foi desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde e pelas Comissões Regionais das Nações Unidas, em cooperação com parceiros na Colaboração das Nações pela Segurança no Trânsito e outras partes interessadas, como um documento de referência para dar apoio à implementação da Década de Ação 2021 – 2030 e seus objetivos. 

CONHEÇA O PROJETO
2021 - 2022

Committe Member of Research and Inovation for Global Health Transformation (RIGHT) da National Institute for Health Research (NIHR) – United Kingdom.

2020 - 2022

Membro da Diretoria da Rede Internacional de Pesquisa em Lesões no Trânsito (Board of the Road Traffic Injuries Research Network- RTIRN)

CONHEÇA O PROJETO
2022

Membro honorário da Federação Ibero-Americana de Vítimas Contra a Violência no Trânsito.

CONHEÇA O PROJETO
2005 - 2020

Assessora Regional de Segurança Viária, Departamento de Doenças Não-Transmissíveis e Saúde Mental da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)/Organização Mundial da Saúde (OMS), em Washington, DC, EUA.

Realizações de maior destaque:

– Criação e lançamento da rede de parlamentares de segurança viária na América Latina (2019) com o objetivo de intercâmbio das melhores práticas legislativas na Região das Américas.

– Treinamento de jornalistas sobre segurança viária em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), como resultado, 50 jornalistas foram treinados em 15 países (2017 e 2018).

– Preparação, implementação e avaliação do Plano de Ação de Segurança Viária da OPAS (2011-2017) 

– Liderança na elaboração de quatro Relatórios Regionais sobre dados, políticas e implementação de estratégias de segurança viária (2007/2009/2015/2019). Publicação que resultou na criação e/ou melhoria de estratégias nacionais de segurança viária em vários países da Região.

– Desenvolvimento de um Plano Mesoamericano de Segurança Viária e um Plano Segurança no Trânsito para 14 cidades da América Central (2015).

– Participação no comitê organizador da Global Road Safety Conference no Brasil (2015).

– Liderança em projeto de cooperação entre três países (Argentina, Brasil e Uruguai) que visavam o intercâmbio de conhecimentos sobre dados, políticas de prevenção das lesões no trânsito, com destaque para a prevenção da direção sob o efeito do álcool e a importância da participação comunitária (2014).

– Elaboração e supervisão de traduções de documentos técnicos e manuais de Segurança Viária.

– Organização e sede, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), da 1a. Reunião Global de Familiares de Vítimas de Lesões no Trânsito, OPAS, Washington, DC (2011).

– Palestrante de várias conferências, congressos, seminários regionais e globais.

– Trabalho em  parceria com os principais atores de segurança viária na Região: Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Economica Para a América Latina (CEPAL), Observatório Ibero-americano de Segurança Vial (OISEVI), World Resource Institute (WRI), ONGs (Federacion Iberoamericana de Familiares de Victimas (FICVI), Fundación Gonzalo Rodríguez do Uruguai, Vida Urgente do Brasil, ASIRT dos EUA; Universidades (Johns Hopkins University, George Washington University, Instituto Nacional de Salud Publica), Fundação Federation International Automobilism (FIA), Bloomberg Philantropies

2003 - 2005

Coordenadora Nacional de Vigilância de Lesões do Ministério da Saúde do Brasil

Realizações de maior destaque:

– Melhoria dos sistemas de dados e informação, implementação da vigilância de lesões a nível local e estadual.

– Melhoria das políticas nacionais de prevenção à violência, especialmente em acidentes de trânsito, em abordagem intersetorial (setor saúde e transporte), implementação de projeto intersetorial de Prevenção de Lesões no Trânsito em cinco capitais brasileiras.

– Representação do Ministério da Saúde no Conselho Nacional de Trânsito. Este conselho (com 8 membros) é responsável por decisões como as normas do Código de Trânsito Brasileiro e a Política Nacional de Trânsito. Importante contribuição da saúde neste fórum intersetorial.

2003 - 2004

Professora de Saúde Pública do primeiro e segundo período da Faculdade de Medicina do Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto/SP.

2001 - 2002

Coordenadora do programa do Ministério da Saúde: Redução da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito.

Principais responsabilidades:

– Integração das atividades de prevenção de lesões no Ministério da Saúde e demais Ministérios, Estados e Municípios.

1990 - 2000

Médica Epidemiologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (HCRP-USP).

Principais atribuições:

– Intervenções para reduzir as doenças transmissíveis.

 – Vigilância de Acidentes de Trânsito desde 1996. 

 – Atividades de ensino e supervisão de estudantes de medicina.

1992 - 1997

Chefe da Divisão de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde – Ribeirão Preto – SP.

Principais atribuições:

– Administração de recursos humanos e materiais.

– Controle da dengue: vigilância e redução das taxas de transmissão da dengue.

– Controle da infestação de larvas.

1984 - 1987

Médico Oficial da Secretaria de Saúde do município de Uberlândia, Minas Gerais.

Principais atribuições:

Administração, planejamento e avaliação dos serviços públicos de saúde e vigilância das doenças transmissíveis.

EUGÊNIA RODRIGUES Médica Psicoterapeuta Copyright 2024

Site desenvolvido por